Introdução

Algumas pessoas, ao saberem das minhas pesquisas sobre o desenvolvimento da saúde e de experiências de sucesso na orientação de pessoas obesas, me pedem dicas sobre como emagrecer sem sacrifícios. Uma pergunta simples, que exige porém, uma resposta criteriosa e responsável.

Ao raciocinar sobre o porque e como uma pessoa desenvolveu um viver ou um relacionamento com a alimentação, que a levou a ganhar peso fora dos padrões normais certamente chegaremos a um rosário de explicações que refletem crenças e juízo de valor, que pouco contribuem para a resolução do problema e servem apenas para afetar a auto estima de quem enfrenta o problema. Por essa razão, prefiro abordar a questão pelo lado dos fatores objetivos que podem levar para uma situação como essa, ainda que não desejada.

Muitos me falam que quando se deram conta já estavam acima do peso desejado ou apresentavam problemas de saúde e que mesmo tentando não conseguem alterar sua trajetória. A tendência da maioria, a princípio, é seguir pelo caminho das dietas. Cada uma delas funciona melhor para uns que para outros, sendo que para muitos não mostram ser o caminho ideal, ou seja, aquele que produz todos os resultados esperados, incluindo os que estão além do peso, como os reflexos na aparência e a manutenção do prazer de viver e do bom humor.

Como o termo "dieta" pressupõe comumente deixar de comer o que gosta, é comum ouvir que “é melhor começar na segunda feira” e geralmente após o primeiro ou segundo fim de semana muitos pensam: “Nossa, não consegui seguir a dieta, é melhor começar de novo”.

Outra questão é que ao emagrecer nem sempre o resultado visual agrada, ou seja, que o conseguido não compensou o sofrimento vivido, sem contar que em muitos casos nenhum caminho parece dar certo.

Voltando à questão dos fatores que podem levar uma pessoa a essa situação devemos considerar o funcionamento hormonal, a maior ou menor facilidade pessoal para ganhar ou reduzir peso, o estresse, as situações da vida que interferem emocionalmente, a fase da vida e os resultados naturais sobre o corpo como no caso de mulheres na menopausa, a qualidade da alimentação, a quantidade habitual ingerida, entre outros.

Devemos considerar também que normalmente temos presente a conjunção de alguns desses fatores e que portanto, a solução passa por uma orientação que contemple os diversos aspectos envolvidos, ou seja, uma abordagem sistêmica que abranja e crie condições positivas em tudo.

Assim, para falar de “dicas” para emagrecer sem sofrer e de preferência que o resultado final nos agrade também quanto ao visual e prazer de viver, é importante que se aborde a questão atendendo às variáveis acima citadas.

Essas solicitações de “dicas” e o fato de o sobre peso e a obesidade representarem hoje uma questão preocupante e crescente em todos os países, me motivou a escrever o presente livro, apresentando e disponibilizando a metodologia já testada, para que de forma prática e fácil possa ser aproveitada pelo maior número de pessoas possível e que com ela possam vencer, sem passar pelos sofrimentos e privações comuns aos esforços de redução de peso.

A presente publicação, além de apresentar a metodologia de forma prática, também analisa alguns dos aspectos preponderantes que levam à dificuldade para vencer a tendência ao sobrepeso e à obesidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário